Aspectos negativos da Globalização

Globalização aprofunda o abismo entre ricos e pobres. A globalização econômica que beneficia muita gente não conseguiu ainda aplainar as desigualdades sobre as quais as sociedades humanas construíram seu progresso.

Diante desse quadro podemos concluir que a globalização se caracteriza pelo empobrecimento da maioria da população, paralelamente ao enriquecimento de uma minoria. Essa situação afeta principalmente os países subdesenvolvidos, onde a maioria da população convive com a falta de escolas, hospitais, moradias e trabalho, entre outros problemas.



Aspectos positivos da Globalização


  • Desenvolvimento da tecnologia
  • Integração pela Internet
  • Conhecimento de novas culturas
  • Ampliação das fronteiras mundiais


Qual é o papel dos países ricos e dependentes(pobres) na Globalização?
As diferenças entre os países do mundo são extremamente ligadas às origens históricas que deixaram reflexos profundos nos países, como relação de dominação e dependência, exploração das riquezas das colônias, introdução de cultura, formação de classe dominante e oligarquias que defendiam os interesses de suas metrópoles. Em suma, ricos e pobres são frutos da história.


Para entender melhor a divisão dos dois mundos é preciso fazer distinção entre países dependentes e os ricos. Nos países ricos também existem problemas sociais mas estes não se igualam em grau de pobreza e desigualdade. A maioria dos países pobres está na América Latina, África e Ásia.
A globalização exige qualificação. Em países ricos a especialização da Mão-de-obra é maior. Já nos países pobre a pouca qualificação gera exclusão e desemprego.
A evolução do capitalismo impulsionado pelos avanças tecnológicos, gerou as condições necessárias para a globalização.

A expansão do capitalismo depende diretamente do crescimento do consumo, o que, por sua vez, acaba tendo implicações diretas sobre o meio ambiente.

Países Pobres: Brasil , Chile, Argentina, Uruguai, Equador (paises latino Americano), Angola e todos os países da Africa: Bolívia, Serra Leoa, Índia, Casaquistão.
Países Ricos: Estados Unidos, Canadá, Austrália, Portugal, Alemanha, França, Japão.

29 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto. Soube explicar muito bem o assunto. É uma fonte de ajuda tanto para alunos que estão estudando sobre isso quanto para professores que querem se aprofundar no assunto. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. verdade,é uma fonte muito boa para estudar.

      Excluir
  3. Eu concordo e acho como ponto positivo as mais facilitadas formas de comunicação por exemplo oque demora segundos hoje a decaas demorava meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você pois hoje em dia já esta muito mais fácil a comunicação para falarmos com qualquer pessoa, até mesmo em outros países.

      Excluir
    2. Vc concorda ou discorda do texto, porque vc está falando de algo positivo e o texto de negativo?

      Excluir
    3. É verdade. Isso tem seus pontos positivos. Antigamente uma informação demorava muito tempo ate chegar a nós. Hoje em dia temos tudo sobre o mundo na palma de nossas mãos.

      Excluir
    4. Concordo, pois tem pontos positivos e negativos da globalização .

      Excluir
    5. Acho um ponto negativo a desigualdade de países como África e por exemplo Estados Unidos a África esta sofrendo e é muito pobre ja os Estados Unidos é mais rico.

      Excluir
  4. A globalização tem os dois pontos, positivos e negativos, como uma das negativas aplainar as desigualdades sobre as quais as sociedades humanas construíram seu progresso.
    E positivas desenvolvimento da tecnologia, integração pela internet etc...
    A globalização exige qualificação. Em países ricos a especialização da Mão-de-obra é maior. Já nos países pobre a pouca qualificação gera exclusão e desemprego.
    Eu concordei com este texto, pois é a realidade, e este texto ajuda muito para todos nos estudarmos.

    ResponderExcluir
  5. aspectos positivos:
    desenvolvimento da tecnologia;
    integração pela internet;
    entre outros...
    aspectos negativos: globalização se caracteriza pelo empobrecimento da maioria da população,e ao enriquecimento de uma minoria.
    ótimo texto.Parabéns

    ResponderExcluir
  6. Muito bom esse texto.Claro que a globalização tem aspectos negativos e positivos e tem países muito evoluídos e outros que não são tão evoluídos então a internet chega a cada país com o seu nível de desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  7. texto muito bom,um ótimo resumo da matéria que ajudou a fixar a matéria.Parabéns pelo seu empenho e ajuda.;)

    ResponderExcluir
  8. minha opinião é que o mundo globalizado esta entre uma das melhores coisas, porém para os alunos, é mais dificil de aprender o conteudo e fazer uma prova ***ida igual a que a turma da pjc teve, mas a materia é boa espero que voce consigaa ter uma visão melhor sobre os afilhados que tem e fassa umas provas mais em conta #tadificil #vaisecatar #vamosrodaar #amogeo #anapaulabbb #soraasuatri #teucachorroélegal # globalização é f***

    ResponderExcluir
  9. Bom, não sou capaz de opinar sobre esse assunto

    ResponderExcluir
  10. os pontos positivos são diversos e os negativos é que em muitos lugares esse mundo ainda nao chegou e ficam por fora,

    ResponderExcluir
  11. boa mlk... muito bom o texto , aprendi pakas, ta muito bom, da pra aprender muito lendo isso, boa mlk!;)

    ResponderExcluir
  12. o texto é bem legal gostei muito....<3 os pontos positivos sao diversos e os negativos é que em muitos lugares esse mundo ainda nao chegou........

    ResponderExcluir
  13. A globalização tem os dois pontos, positivos e negativos, como um dos negativos , uma grande diferença entre os países ricos e pobres. Positivas desenvolvimento na tecnologia e a divulgação da cultura por meio da internet televisão entre outros.

    ResponderExcluir
  14. A globalização não chegou na maioria dos países com menos recursos,e pouca comunicação. Nesses países há muita desigualdade social e econômica. Há fome, falta de moradia, precariedade na saúde, educação e desemprego...

    Heloise, Kauane,Anna.

    ResponderExcluir
  15. O texto é muito bom explica a diferença entre paises como os EUA Africa na economia na ciencia e tecnologia...

    Anderson Lorenzon

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. A Globalização aprofunda o abismo entre ricos e pobres.ela se caracteriza pelo empobrecimento da maioria da população,e paralelamente ao enriquecimento de uma minoria. Essa situação afeta principalmente os países subdesenvolvidos, onde a maioria da população convive com a falta de escolas, hospitais, moradias e trabalho.

    ResponderExcluir